terça-feira, 8 de março de 2016

Por favor, se for amar, ama direito porra!

Relacionamentos não são fáceis. São duas pessoas criadas em famílias diferentes com outros costumes e ensinamentos. Cada um teve a sua vivência, e carrega a sua bagagem de experiência. São personalidades distintas que um dia se cruzam, se gostam e decidem viver como um casal, dispostos a passar por todos os obstáculos da convivência.
Nos dias atuais, há uma luta feroz por liberdade. Somos a tal geração do promova o desapego. 
Mulheres lutam por independência, e hoje em dia já conseguem ganhar seu próprio dinheiro e se bancar. Lutam para ter o direito de ser mães solteiras sem serem discriminadas. Se divorciar é algo simples e rápido. Homens e mulheres conseguem sexo casual com facilidade em aplicativos de encontros. Ninguém mais é criticado por ser solteiro, e morar sozinho. Terminar uma relação por redes sociais já deixou de ser pecado. O casamento tem se tornado uma cerimonia dispensável e antiquada para muitas pessoas. 
Então o que prendem duas pessoas em uma relação que não seja o amor? A troco de que, jovens casais empurram com a barriga relacionamentos sem um pingo de amor, de dedicação, todo remendado por mentiras?  O que faz um ser, livre e desimpedido, dar tchau para o seu mundinho feliz de baladas, bebidas e sexo fácil, de não precisar dar satisfação pra ninguém e nem ligar no dia seguinte,  pra entrar numa relação que exige esforço, entrega diária, paciência, compromisso, fidelidade e muitas vezes deixar de fazer uma coisa que você quer pelo o bem do casal, pra não levar a sério e trair, e tornar a sua vida e a do outro um inferno? Se alguém souber as respostas, me mandem ai nos comentários por favor? Porque eu sinceramente não consigo entender.
 O amor não é pra todo mundo. Amar é pra quem tem coragem. O amor não combina com gente egoísta, nem tenta. Pessoas com mau caráter entram em um relacionamento só pra confundir o amor. Manipular, mentir, levar vantagem em cima do outro. Pra vocês, tenho a solução: psicólogo. Não namore só pra ter alguém que faz tudo pra você, infla teu ego, e te dá colo quando precisa. vai procurar sua mãe que é melhor.
Empatia, já ouviram falar? Se trata de um exercício de se colocar no lugar do outro e compreender o sentimento alheio. Não fazer com o outro o que não gostaria que fizessem com você. O que eu quero dizer com isso? Quero dizer a vocês que não percam tempo e nem façam as pessoas perderem o dela mantendo um relacionamento fracassado. Poupem seu psicológico. Se for pra mentir, enganar, fazer sofrer, ser egoísta, frio, e tudo que não tem nada a ver com o amor, não namore. Tá carente? Adota um animal de estimação. Mas não mexe com o ser humano não. Que é por gente leviana, que entra em relações e acabam se machucando e machucando os outros, que as pessoas estão promovendo tanto o desapego. Vêem a união entre duas pessoas uma cilada. Então, por favor, se for pra amar, ama direito. Não queima o filme de um sentimento que é tão bonito porque você cismou que essa relaçãozinha meia-boca que você tem é um namoro, porque não é. Obrigada.



Camila Ribeiro

7 comentários:

  1. Por muito tempo confundi qualquer sopro de empatia e simpatia com sentimentos mais profundos como paixão e amor. É de se imaginar a confusão que isso me causou. Errei muito e errei rápido, então aprendi muito com minhas próprias experiências. Mas, apesar de tantos erros, não admitia ter vontade de ficar com outras logo no começo de um relacionamento, porque no amor que acreditava existir isso não cabia, então tratava logo de terminar por sentir que estava errado.
    De certa forma, isso é ir contra a correnteza, porque existe uma pressão grande para se manter em um relacionamento, a qual é exercida por: questão social (tias e tios); medo da solidão; medo de terminar com a pessoa e nunca mais encontrar uma tão boa; ter alguém por perto nos momentos de carência; hormônios; apego que só cresce com o tempo.
    Dentre tantas coisas, vou falar da questão hormonal já que mulheres e homens são influenciados por hormônios diferentes. Já vi um documentário onde guepardos influenciados pela testosterona se concentram no duelo de quem fica com a fêmea e ignoram completamente a aproximação de um leão que os assassina, obviamente eles poderiam fugir facilmente por serem muito mais rápidos. Esse efeito acontece com diversas espécies e inclusive com o homem, mas a diferença é que temos o poder do autocontrole, característica que faz nos afastar do lado "animal" e nos aproximar do lado "divino". E, não por acaso, está presente em diversas religiões (no catolicismo o padre deve suprimir suas vontades carnais; no budismo controlam a respiração, a dor, os batimentos e etc). O autocontrole aliado aos nossos valores inibe tudo que poderíamos fazer de errado.
    Ora, pra haver fidelidade basta o homem se controlar? Na verdade não é tão simples, porque a testosterona é como uma droga que tem até efeitos de abstinência e só o amor aliado à bons valores dão a força necessária para se ter autocontrole independente da tentação em momentos de cabeça fraca, como depois de beber muito ou de passar por dificuldades no relacionamento.
    Quanto aos erros que cometi, fico feliz em dizer que em uma coisa estava certo, o amor existe e é bem próximo do que imaginava ser, com ele fica tudo mais fácil.. compreender, confiar e ceder. Espero continuar sentindo isso pra sempre e que todos possam um dia experimentar sentir o mesmo.

    Obs: Seu texto está ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU TUDOOOO! AMEI seu comentário e alem de me responder, complementou o texto! muito obrigadaaaa

      Excluir
  2. Primeiramente, palmas!

    Esse é um assunto que conversamos pessoalmente várias vezes, mas ainda assim vale comentar.

    Infelizmente, as pessoas se envolvem por vários motivos, colocando o principal (Amor) de lado, muitos o fazem pela vontade de se relacionar e acabam se apaixonando pela ideia de estar em um relacionamento ao invés de se apaixonar pel@ outr@, ainda tem aqueles que sentem uma certa pressão social, namoram para não ser o único da galera solteiro, casam porque todo mundo da galera tá casando, tem filhos pq toda a galera que era da turma da faculdade já tem filho, não existe motivação mais equivocada do que essa, porém, é uma realidade constante dentro dos mais diversos ciclos sociais, muitos não veem essa liberdade da qual você fala no texto e entram numa espiral em que entram em relacionamentos de forma irresponsável para se sentirem incluídos e ao mesmo tempo julgam e excluem quem não faz o mesmo, daí cada vez mais pessoas entram nessa espiral, se frustram e as consequências nós já vimos e foi muito bem explicado em seu texto. O que podemos fazer é dar o exemplo e quebrar mais esse esteriótipo, é um problema geracional muito forte, mas com o tempo pode melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é uma questão de amor próprio e de se sentir bem consigo mesmo para depois se unir a alguém né? É essa tendencia das pessoas de querer se completar com o outro ao invés de se fazer completo sozinho. É muito complicado e é uma pauta que dá pra vários textos kkkk mas obrigada por ler e me responder <3

      Excluir
  3. Bom eu sou super feliz solteira, mas ainda amo meu ex namorado que foi o único , não namoro por carência , sei que no namoro não é sempre um mar de rosas e nem paixão , e foi por isso que ele me deixou .. Chegou me fez amalo e dps achou que estava perdendo algo na vida , mulheres novas e se foi .. O Triste é que a pessoa promete o pra sempre , e do nada se vai ... Mas não o julgo ,cada um com sua maturidade ! Enfim ainda acredito no amor ..

    ResponderExcluir