quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Reciprocidade é uma dádiva

Assim como a empatia, a reciprocidade é essencial dentro de qualquer relação. Empatia é se colocar no lugar do outro tentando compreender seus sentimentos e emoções. Reciprocidade é dar e receber. É ter a capacidade de demonstrar e retribuir um sentimento não apenas com palavras, mas com ações. Mas diferente da empatia que é uma escolha, a reciprocidade não se controla, não se mede, não se cobra. Ou tem ou não tem.

Existem dois lados da moeda: Quando você é a pessoa que gostaria de corresponder o sentimento de alguém mas não consegue e se sente mal por isso ou quando você faz tudo por uma pessoa mas não se sente correspondida. Por mais que reciprocidade não se controle, queremos tanto cobra-la. Cobrar de alguém sentimentos como o amor e reciprocidade é querer fazer de algo tão natural e orgânico uma obrigação, algo forçado, uma atitude mecânica. Perde a graça, pois só o que é sincero nos preenche. Só o que é de coração nos comove.  

Ninguém é obrigado a corresponder suas expectativas. Reciprocidade é uma dádiva e o que é reciproco se conta nos dedos.

Ser correspondido é uma felicidade sem fim. Mas se não for, paciência. Aceite. O mundo é dos volúveis e amor carrega o peso da intensidade e da eternidade. Amor é loteria. 

Pratique um egoísmo saudável, não permaneça onde não exista reciprocidade. Deixe ir, pois se você sente mais você merece mais. Merece alguém que sinta o mesmo por você naturalmente e tenha o seu coração. Aprenda: Amor não é obrigação. Reciprocidade não se impõem.

Não, ele não te quer. Desencana. Não precisa esquecer tudo que vocês viveram juntos, mas se permita viver coisas novas com outras pessoas. Foi o recado que ele deixou no momento em que decidiu não te incluir mais nos planos dele. E, de verdade, quem vai dizer que não era um direito dele fazer isso? As pessoas, até onde eu sei, são livres. Essa é a graça da coisa. Tem gente que pode voar pra bem longe, mas resolve pousar e ficar pertinho. Tem quem reúna tudo aquilo que sempre se sonhou para fazer:



Camila Porto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário